sábado, 2 de outubro de 2010

Enfim, Berlim!!!











Oi, gente!

Se eu tivesse escrito esse post logo no primeiro dia, talvez o tom das primeiras impressões teria sido um pouco depressivo. Mas, já que o escrevo agora, seguem as reais primeiras impressões de Berlim. Vou explicar...

Cheguei no Aeroporto Tegel e o excesso de informações que eu não podia compreender quase me sufocou. Ainda não tinha sentido isso. Ao menos, não sozinha... Peguei o taxi e vim para o alojamento.

A minha ficha ainda não tinha caído sobre a coragem que eu estava tendo de fazer o que estou fazendo. Resolvi tudo pela internet, criei amizades nesse mundo virtual e vim confiando nisso com muita força. Em momento nenhum me passou pela cabeça o fato de que algo poderia dar errado. Simplesmente, vim!

Já no taxi não conseguia entender uma só palavra do que o motorista dizia. Mentira... entendia uns 20%. Mas, que não ajudavam em nada os outros 80% a fazerem algum sentido. Já tive que ir explicando que não falo bem essa língua ainda.. Cheguei ao alojamento, onde uma dinamarquesa me esperava para me receber no apartamento. Como ela e uma italiana estavam morando aqui, encontrei as coisas um pouco bagunçadas. Mas, como não perco tempo, já fui arrumando meu canto, arrumando a louça na copa, vendo como iria cozinhar um almoço... Fui ao mercado aqui do lado (tem 2 muito bons) e comprei algumas coisas para os primeiros dias... E, voilá, meu primeiro almoço em Berlim: Penne Bolognese, com carne moída de... porco, é claro!

Quando terminei de colocar tudo no lugar, comecei a me sentir um pouco mais acolhida e tive que procurar um telefone para dar notícias. Como o alojamento onde estou é em uma zona mais afastada do centro, não há muitas facilidades - internet e outros - por aqui. Ainda não sabia como e onde comprar tickets para o transporte público, nem ao menos que linha(s) atendiam a região. Resolvi voltar para o alojamento e, pela primeira vez, cheguei a fazer a pergunta que vocês todos devem estar se fazendo por aí: "O que é que eu tô fazendo aqui???"

Fui dormir com essa pergunta latejando na cabeça. Mas, como diria a minha querida vó Ivone: "Nada como um dia depois do outro, com uma noite no meio!". Acordei com outro astral. A italiana Marzia me explicou o que fazer para chegar à estação de metrô mais próxima: Frankfurter Alee. De lá, eu poderia pegar qualquer transporte que eu precisasse. Aqui é assim: pelo menos 5 tipos de transporte público. Tem o Elétrico (M), que anda na superfície, em trilhos, como um trem, mas em baixa velociadade. Tem o S-Bahn (S), que é o metrô de superfície. Há, o U-Bahn (U), que é o clássico metrô, os ônibus e os VLTs (TRAM), que andam junto aos carros. Entendido isso e entendido as direções que precisava tomar, tudo começou a ficar muito simples.

Para aqueles que queriam uma confirmação: NÃO, não há roletas no transporte público de Berlim. Tudo funciona incrivel e perfeitamente. Não sei, é claro, se todas as pessoas li estão em dia com seus passes, mas... As estações e os trens e ônibus são novos e muito limpos, assim como a cidade. Até agora, o maior tempo que esperei por um transporte foi 11 minutos. Sempre que chego na estação, o próximo trem virá em 3, 4 minutos. A noção do bem público aqui parece tomar conta da cabeça dos alemães (espero ter essa impressão até o último dia tb!). Mensagens nos vagões dizem coisas dos tipo: "Música para os ouvidos, não para os nervos."; "Este vagão não é uma lata de lixo."; "O telefone celular não é um alto-falante!"... E, até, então, vi todos eles sendo respeitados. Algumas pessoas recolhem lixo que vêem no chão e atá eu já me peguei fazendo o mesmo.

Já estou rodando por alguns lugares aqui e resolvendo algumas coisas práticas., Ontem, por exemplo, comprei um modem pré-pago de internet, arrumei um número de telefone aqui, já providenciei algumas outras coisas para o meu conforto. Consigo ler e entender muita coisa, falo algumas outras, mas ainda preciso recorrer ao inglês para conseguir informações completas... Ter conseguido a internet foi o mais importante. Ficar sozinha no apartamento, sem TV ou internet... Não sobreviveria a isso! Hehehe.

É uma cidade onde não há como se sentir um peixe fora d'água ou como um patinho feio. Tem de tudo por aqui. De tudo, mas de tudo mesmo! Consegui identificar alguns alemães e algumas alemãs típicas. No mais, um grande caldeirão de tudo que tem pelo mundo. Entro nessa, pra adicionar um tempero a mais.

Agora, as coisas já estão clareando... Comecei a entender melhor a cidade e já passei por alguns dos pontos turísticos e históricos. Ainda não os explorei a fundo - aliás, tenho muito tempo pra isso - e, como vou ter visitas, quero deixar algumas coisas para conhecer em boa compania. Já fiz a minha primeira e verdadeira compra: mais um casaco, porque o frio vai pegar!!! Não vou aparecer mais só de preto nas fotos... Agora vai ter preto e cinza. Aliás, essas são um pouco das cores por aqui. Hoje o sol saiu, então tinha um pouquinho de amarelos e azuis também... Mas, basicamente, preto, cinza e bege... somados às cores da bandeira, em todos os lugares.

A cidade é muito plana e mais espalhada. Não é uma cidade muito adensada e tem ruas e calçadas muito largas. Percebe-se a facilidade de mobilidade que as pessoas encontram. Hoje já me senti um pouco em casa. Tenho meu nome no interfone e na caixa de correios. Tenho endereço e, em alguns dias, terei meu título de residência. A pergunta lá do primeiro dia parou de latejar. Ainda a ouço, mas, muito rapidamente, já virou pergunta de motivação. Um dos símbolos aqui da cidade é o Ampelmann (o bonequinho do sinal de pedestres). Tive que comprar um mouse e aproveitei e comprei o mousepad do Ampelmann, que está me dando o sinal verde. Acho que isso responde à pergunta: não sei exatamente no que vai dar a minha vinda aqui, mas, aparentemente, o sinal está verde pra mim.

Ainda estou curtindo um pouco dos meus momentos sem compromissos. A partir de segunda-feira vou começar a correr atrás da vida. Vou procurar um curso de alemão... quero sair daqui falando essa língua como uma alemã! Hoje, feliz da vida com minha internet, estava teclando de uma praça, logo após comer cachorro-quente típico alemão.

Agora, na geladeira, o almoço de quinta me espera pro jantar. No congelador, sorvete de chocolate! Minha vizinha da Indonésia (que é amiga das meninas que moram aqui) veio me dar as boas vindas e trazer bolo de chocolate! Olha que noite gostosa!

Curtam as fotos (só uma amostra das mais de 200 que já tirei). A cidade é altamente fotografável. Para todo lugar que olho, cabe um quadro! Reduzi as fotos para poder mandar várias de um única vez, tá?

Obrigado a todos que estão aí como se estivessem aqui do meu lado. Isso faz uma enorme diferença!

Beijos e Tchau! (Küsse und Tchüss!)

Nenhum comentário:

Criado por Renata Goretti