segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vacances de poche (Férias de bolso)!

Vou passar 4 dias em Paris, em uma espécie de mini-férias, antes de a ralação começar lá em Berlim.

Cheguei no Charles de Gaulle às 7:40 da manhã de domingo, sob a temperatura de 7 graus. Ia pegar um ônibus para o hotel mas o peso das malas de desanimou. "Vai taxi mesmo, pensei... É só não converter!"

Logo consegui um táxi. O motorista já começou de piadinha com o peso da mala maior (como diria o meu pai - do baú). Conversa vai, conversa vem (para quebrar o gelo e aliviar a distância), até ele, ao saber do que eu estava vindo fazer por aqui, me chamou de muito corajosa. Acho que ali comecei a sentir a ficha cair.

Cheguei no hotel (o mesmo onde estive no último Natal e Ano Novo) e o recepcionista já me reconheceu. Bom sinal. Banho e algumas horas de cama. O vôo tinha sido bem turbulento e eu não estava conseguindo dormir a cada anúncio (em 3 línguas) para afivelarmos o sinto. Acordei com o despertador para não perder o dia dormindo.

Resolvi ir a um recital na Notre-Dame. Saí animadíssima, mas a chuva ficou forte e eu, que esqueci de sair com o guarda-chuva, resolvi não encarar a fila enorme! Acabei dando umas voltas pela região, almocei um hamburger da Quick (rede nacional tipo Mc Donald's) e terminei o dia na Champs Elisées comprando ingresso para o cinema. Voltei para o hotel para cedo, para descansar as pernas e as olheiras do vôo.

Nesta segunda, consegui ir à Cité de L'Architecture (na Place du Trocadéro), um museu dedicado à Arquitetura antiga e moderna. No primeiro piso, reproduções, em gesso e madeira, de diversos elementos da arquitetura Romana, Gótica, Renascentista e outras. FANTÁSTICO! O segundo piso, onde não pude fotografar, exibe várias informações de Arquitetura Moderna e Contemporânea, além de uma exibição compacta de novos arquitetos sobre a nova maneira de se pensar a habitação. Para concluir, uma réplica em escala real do apartamento tipo E2 da Unidade de Habitação de Marseille, do Arquiteto Le Corbusier. Indescritível... Quase a mesma sensação de pisar na Villa Savoye.







Saindo de lá, logo se vê a Torre Eiffel e os vários vendedores de souvenirs... O céu estava bastante cinza, parece que é típico nessa época do ano. A temperatura estava por volta de 13, 14 graus, o que me animou para uma caminhada...



Mas, ali nos Jardins du Trocadéro há um Aquário fantástico, que eu ainda não conhecia. E, como amo Aquários, lá fui eu. Para aqueles que gostam, como eu, vale a pena ir. As espécies vão desde pequeninos peixes-palhaço (Nemo) até tubarões. E a calma que se sente lá dentro!





Caminhadas e mais caminhadas na saída de lá, parei num Hippopotamus (ótimo restaurante a bom preço) e comi um Tornedor de Filé com fritas... Muito, muito bom! Ainda estou almoçando no horário do Brasil, ou seja, às 17h aqui... hehe. Tenho que corrigir isso, para entrar no ritmo certo.

Mais tarde, fui assistir meu filme "Comer, rezar, amar" (Mange, prie, aime), filme que vai entrar em cartaz aí no Brasil nesta próxima sexta, dia 01. Não li o livro, mas as indicações das minhas amigas Marcelle e Thais me diziam que eu me identificaria com a história. Não vim pelos mesmos motivos de Liz (Julia Roberts), a personagem principal, mas ela fica fora 1 ano, para se modificar. Mas, não vou contar a história aqui, né? Gostei muito do filme, tirando o fato de que não escolheram um ator Brasileiro para fazer o papel de um Brasileiro e o português dele fica até engraçado! A capa do livro, Best Seller nas pratileiras aqui, diz: "Changer de vie, on en a tous rêvé... Elle a osé!" - "Mudar de vida, todos nós sonhamos... Ela ousou!". Por isso me identifiquei...


Voltei para o Hotel e, ao conversar no Skype (eu estava falando bem alto mesmo), um vizinho qualquer de quarto, aqui, socou a porta. Tive que emitir um sonoro "Pardon!" e terminar a conversa. Espero não encontrar com ele amanhã e vou ficar mudinha da silva aqui pelo hotel até minha partida... hehehe.

Como em todos os dias, sem compromisso amanhã. Mais tarde, conto a jornada aqui.

A Bientôt!

Um comentário:

Aline disse...

vc teve a Cité de L'Architecture só p vc?? otimas fotos.

Criado por Renata Goretti