quarta-feira, 14 de julho de 2010

Allons enfants de la Patrie!!!

Como Paris é minha queridinha, hoje, no dia da Revolução Francesa, resolvi postar sobre a cidade Luz. Tem uma pontinha sobre Strasbourg também, cidade de sonhos na fronteira com a Alemanha.

O 14 de julho é um dia de muita festa na cidade. Durante esta semana, a bandeira Bleu, Blanc, Rouge é hasteada no Arco do Trinfo. É uma bandeira enorme que flamula no vão do arco, trazendo um toque especial à visita... Além disso, fica ensaiando sobre o céu a esquadrilha da fumaça francesa, que, no dia, rasga o céu com as cores que simbolizam a liberdade, a igualdade, e a fraternidade. São montados palanques na Place de La Concorde, onde as autoridades discursam e se encontram.

Em 2001, tive a oportunidade de estar por lá nessa época. Tirei essa foto típica de turista com a flâmula ao fundo. Um desfile militar apresenta as Forças Armadas de várias regiões do mundo, há os discursos presidenciais... bem ao estilo do nosso 7 de setembro.


Para quem curte uma festa mais animada, vale a pena ir para as ruas à noite. Milhões de pessoas vão para as margens do Sena ver a queima dos fogos de artifício e a iluminação especial feita na torre Eiffel. É tudo muito mais animado e organizado que a festa de ano novo, que é bem fraquinha... perto das nossas, então... Mas... atenção: é preciso organizar a volta para o hotel! Os metrôs ficam muito, muito, mas muito lotados mesmo. Os ônibus também circulam empapuçados e os taxis não fazem hora extra, não... Se o ânimo da festa permanecer, vale a pena voltar para o a pé.

O vídeo abaixo exemplifica o investimento - a cada ano, uma novidade - que os parisienses fazem em nome da festa. A iluminação faz a torre Eiffel dançar! Isso mesmo...



Em 2007, estava em Strasbourg no dia da festa. Aproveitamos o feriado nacional para assistir os desfiles e discursos pela televisão e à noite fomos à Ponte Coberta, antiga porta de entrada da cidade murada, onde a festa acontece. Foi bom sentir de perto o patriotismo francês. Na volta, um cachorro quente de salsicha branca, herança alemã!


Então... "Allons enfants de la Patrie... Le jour de gloire est arrivé!"

Nenhum comentário:

Criado por Renata Goretti